2011-06-19

COMO MATTUWA

Domingo da Santíssima Trindade

Após a festa de Pentecostes, em que os discípulos receberam o sopro do Espírito Santo simbilozado pela língua do fogo e fez com que eles expandissem a Boa Nova de Jesus ressuscitado a toda multidão em várias línguas, hoje celebramos a festa da Santíssima Trindade. O mistério da Santíssima Trindade é o centro da nossa fé e da vida cristã, que não se pode entender pela intelegência mas que é acreditado pelos olhos da fé.

É um só Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo que se forma na base do Amor profundo e infinito. O Pai enviou Seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade, que se estragou pelos pecados. O Espirito Santo continua a manter a missão de Jesus no mundo segundo a vontade do Pai. Nesta fase, o que podemos dizer é que a Santíssima Trindade é o símbolo da comunhão perfeita e o ideal da comunidade cristã baseada no Amor. Pois Deus é amor (Muluku mpentho). Para entendermos melhor podemos servir-nos da linguagem cultural macua: podemos exprimir o sentido prático desta SS. Trindade como três pedras inseparáveis na cozinha que suportam a panela para que a comida seja cozida pelo fogo (mattuwa). A comunhão da SS. Trindade é representada culturalmente pelas três pedras (mattuwa) que trabalham unidas e ao mesmo tempo, colaborando umas com as outras a fim de alcançar o objectivo principal. Isto é: a salvação universal da humanidade. O amor é algo fundamental que basea e segura esta união da SS. Trindade. Este amor é Deus que se manifestou na morte de Jesus. A Sua morte insere o homem no mistério de Deus: Ele dá a vida porque ama; a morte de Jesus é consequência desse amor.

O evangelho de hoje nos faz ver não só que Deus caminha com o Seu povo e perdoa os seus pecados, mas mostra-nos que Deus supera e vence todos os limites próprios da condição humana, como a morte. Deus ama a todos, e o mundo. Este mundo pode significar toda a humanidade, capaz de aceitar ou rejeitar o Amor de Deus. Porém, olhando para a realidade do povo, de facto, o amor de Deus é muitas vezes recusado devido aos pecados humanos existentes na comunidade cristã e na sociedade: os divórcios na familia cristã, a violência doméstica que está a acontecer onde mulheres e crianças são vítimas disso. As alunas deixam a escola porque ficam grávidas, a corrupção que está a matar o povo simples. Se as fenómenos sociais são assim,  a pergunta é: onde está o amor de Deus? Será que ainda tem lugar para ele? Ou ainda existe o amor de Deus na família, na escola, na cultura e na política?

A chave para reflectir e resolver estes factos é voltar para a SS. Trindade que indica o Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Estes três personagem unem-se numa comunhão inseparável. Com amor, a comunhão humana recupera os problemas familiares e sociais. Como mattuwa mantem o fogo acesso e junta as forças do fogo para dar calor e cozer bem a comida, assim também, a comunhão da SS. Trindade nos mostra o Espírito do amor, da reconciliação, da opção pelo povo simples e marginalizado e espírito de ajuda fraterna que realmente nos possa ajudar a viver segundo a Sua vontade.


Autoria deste texto:
Missionários do Verbo Divino, Monapo

Sem comentários:

Enviar um comentário