2011-02-12

SIMPLIFICA, CORTA, APROFUNDA, AMA


Domingo VI – ano A


Talvez possamos resumir as leituras deste domingo em três palavras apenas:

1. “Simplifica!”: Não é preciso fazer grandes estudos para compreendermos o que Deus nos quer dizer. Ou melhor, é preciso abdicarmos da sabedoria deste mundo, da sabedoria dos príncipes deste mundo, para nos tornarmos capazes de compreender a sabedoria de Deus (Cor. 1, 2). Todas as vírgulas e minúsculos acentos da lei judaica e todos os mandamentos da santa Igreja querem simplesmente tornar-nos mais próximos de Deus, do Deus da vida. E esta vida está ao nosso alcance, depende da nossa vontade (Sir. 15, 16). Só isso.

2. “Aprofunda!”: O pecado não é apenas o seu desfecho. É um processo, vai-se desenvolvendo aos poucos. Há que nos conhecermos em profundidade. Porque sabemos que a tentação se apresenta por vezes de uma maneira muito subtil… basta uma palavra ou um olhar inicial para nos lançarmos num caminho que levará à morte do irmão ou ao desmoronamento da nossa própria integridade e dignidade de filhos de Deus: “Eu, porém, digo-vos: quem chamar imbecil a seu irmão…” (Mt. 5, 22); “Eu, porém, digo-vos: todo aquele que olhar para uma mulher… (Mt. 5, 28)”

3. “Corta”: Se queremos aproximar-nos de Deus não o podemos fazer a meias. Temos que fazê-lo com toda a nossa vontade, com resolução e máxima definição. Não basta cumprir a lei. Devemos ser honestos connosco mesmos. Sim, Sim; não, não. A falta de resolução no compromisso com Deus e com a lei que ele inscreveu no mais íntimo do nosso coração, torna-nos tíbios, invertebrados. Quando Jesus nos diz que é preciso arrancar olhos e cortar braços (Mt. 5, 29-30) está a convidar-nos a sair da apatia e da moleza que tantas vezes tolhem a nossa capacidade de ir mais longe no Amor.

Por fim, uma última palavra, mais um imperativo: “Ama!”. Como toda a lei se resume no amor, que é o verdadeiro sacrifício que o Senhor realmente nos pede, podemos concluir com essa máxima: “ama, e faz o que quiseres!”


autoria deste texto:
missionários do Espírito Santo, Itoculo

Sem comentários:

Enviar um comentário