2010-12-30

CONSERVAVA TUDO EM SEU CORAÇÃO


1 de Janeiro
Santa Maria, Mãe de Deus

"Maria conservava todas estas coisas, meditando-as em seu coração" (Lucas 2, 19).
Esta simples frase é, por si só, bastante inspiradora. Ela nos revela como Maria é a mulher do silêncio de Deus. A mulher que faz a ”digestão” das coisas de Deus, dos seus mistérios, no seu coração, no lugar mais nobre e mais à altura de acolher e de decifrar os espantosos desígnios de Deus. Maria vai, aos poucos, percebendo que é alvo da predilecção do Senhor. E isso deixa-a sem palavras.

É normal que em situação de pós parto, a namattottho, a jovem Mãe se sinta ainda um pouco cansada. Mas o seu silêncio não reflecte desgaste, apatia ou indiferença em relação ao que dizem os pastores, que vieram porque anjos lhes comunicaram o extraordinário nascimento do Messias. O seu silêncio é próprio de quem, juntamente com o filho recém-nascido, se vê o centro das atenções de todos e sobretudo da atenção de Deus. É o silêncio do encantamento, da imersão no amor de Deus.

O amor tem destas coisas. Sobretudo na primeira troca de olhares ou de palavras, quando os namorados se apercebem de que existe correspondência de parte a parte, o coração fica interiormente em festa. Esta festa pode explodir, expandir-se e ser comunicada aos amigos (foi o que fez Maria uns meses antes, cantando o Magnificat quando se encontrou com sua prima Isabel); mas esta festa também se pode saborear interiormente. É o que acontece agora. Mais tarde, encontrando o jovem Jesus entre os doutores da lei, e mesmo sem entender bem o comportamento do filho, ela reagirá da mesma maneira: “Guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc. 2, 51).

É frequente as mães, por detrás, refugiadas no anonimato, congratularem-se com os sucessos públicos de seus filhos. O filho de Maria é mais do que o filho seu, é o Filho do Altíssimo, é Deus em carne e osso! Como deve ser grande a sua admiração e alegria ao ver no presépio de Belém os pastores relatarem os sinais do céu que os conduziram àquele lugar para adorar o menino. Vamos todos nós adorá-lo também. Maria, Mãe de Deus, espera por nós, embevecida.


Autoria deste texto:
Missionários do Espírito Santo, Itoculo

Sem comentários:

Enviar um comentário