2010-12-23

HOJE NASCEU O SALVADOR

Natal do Senhor

Lc 2, 1-14

Após um certo período de preparação para festejar o nascimento de Jesus, o Salvador
eis-nos diante das experiências vividas pelos primeiros anunciadores da Boa Nova.

Convidamos – vos primeiro a entrar no contexto histórico deste trecho do Evangelho.
Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando um
recenseamento em todo o império. (v.1)

O recenseamento ordenado pelo imperador era instrumento de dominação, já que possibilitava saber quantas pessoas deviam pagar o tributo. Dentro dessa situação de dominação nasce Jesus, o Messias, que desde o primeiro instante de sua vida se identifica com os pobres.

Jesus, Tu vês a condição do vosso povo, em particular o povo macua, inúmeras são as dominações que os paralisam: o medo, o sistema de governo, os contra valores culturais, a corrupção, a incredulidade de muitos em tua acção libertadora... Liberta-o destas paralisações a fim de renascerem em Ti, por Ti e para Ti.

Maria deu à luz o seu filho primogénito. (v. 7)

Jesus é a primeira e única sorte de Maria, quer dizer aquele que é o “Considerado”, o Amado, o que está repleto das graças divinas….aquele em que o Pai depositou toda a sua Confiança.

Que na primeira sorte de Maria possamos encontrar todas as bênçãos divinas que desejamos para cada cristão a fim de que também possamos participar do mistério da sua encarnação, vida, morte e ressurreição.

Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz… (v.9)

Os pastores são os primeiros a receber a Boa Notícia, são os pobres e marginalizados. Com efeito, na sociedade da época, os pastores eram desprezados, porque não tinham possibilidades de cumprir todas as exigências da Lei. É para eles que nasceu o Salvador, o Messias e o Senhor.

Em nossa sociedade actual é fácil identificar o pobre, para quem a Boa Notícia é anunciada e o qual se deixam modelar por ela: as mulheres, os camponeses, os doentes, o jovem sentado em casa há muitos anos sem continuar os estudos e sem trabalho, o desempregado, as prostitutas….e tantos outros pobres que estão sempre à nossa porta a mendigar o amor de Jesus Salvador. Jesus, Tu que viestes para os pobres vinde com a tua fragilidade de criança nos envolver da tua luz e da tua glória.

Eu anuncio para vocês a Boa Notícia que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. (v.10-11)

Jesus é o Salvador porque traz a libertação definitiva. É o Messias porque traz o Espírito de Deus, que nos convida para uma relação de justiça e amor fraterno (Is 11,1-9). É o Senhor, porque vence todos os obstáculos, conduzindo os homens dentro de uma história nova. Esta é a alegria reservada para todos os que acolhem Jesus e se deixam transformar por Ele.

Jesus envolva-nos das alegrias eternas do seu nascimento o qual é para nós a vida que destrói todo temor de morte, assim faremos de Ti o nosso Salvador, o nosso Messias e o nosso Senhor para que como os anjos também possamos cantar aqui na terra Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados. (v.14)

As Irmãs Missionárias do Espírito Santo desejam a todos um Feliz e Santo Nata do Senhor!


autoria deste texto
Irmãs Missionárias do Espírito Santo, Itoculo 

Sem comentários:

Enviar um comentário