2010-12-03

MUDAI O VOSSO CORAÇÃO


Domingo II - Advento

Temos diante de nós a figura do João Baptista que preparou ao povo de Israel para a vinda do Messias. Quem era João? Um homem austero. Tudo em si era simples: alimentação, vestes, próprio de habitantes do deserto, não de quem pertence a uma sociedade rica e corrupta. Toda a sua pessoa era uma denúncia. A condenação duma sociedade fundada nos falsos valores da opulência, da frivolidade, da superficialidade. A sua mensagem é resumida pelo Evangelho com uma simples frase: “O reino de Deus está perto, mudai o vosso coração.”



















O evangelho aplica o João Baptista o trecho do Profeta Isaias que fala do “caminho do Senhor”. O caminho deve estar livre para que o Senhor possa andar por ele. Que caminho é esse? Nosso coração. E assim o entenderam os simples, os que descobriram seus pecados, por isso eles, reconhecendo seus erros, pediram o Baptismo. Mas os Fariseus e Saduceus, aqueles que tinham o poder religioso e económico e também esperavam a vinda do Senhor, julgavam estar em paz com Deus, pelo facto de ser filhos de Abraão. Mas eles correm o risco “de serem cortados como árvores que não produz frutos ou serem queimados como a palha do trigo”

As palavras de João Baptista são actuais hoje para nós.  E se queremos que o Senhor venha, temos que reconhecer o que não “pactua” com o Evangelho. Não basta que o nosso nome esteja registrado no livro da Igreja. Pertencer exteriormente ao povo escolhido não basta! Ninguém se iluda, portanto, se não mudamos o nosso coração poderemos ser cortados como árvores inúteis,  ou até amaldiçoados como acontece com a serpente!!!


autoria deste texto:
Sevas do Espírito Santo, Monapo

Sem comentários:

Enviar um comentário